Welcome

"Eu costumo dizer que o maior prêmio de um escritor é um bom leitor. É para o leitor que um autor escreve. Um leitor que entende, qualquer que seja sua idade, é um presente. Para mim, o importante é que meu leitor se aproxime do que escrevo". Ana Maria Machado
É por vocês, leitores, que meu desejo de escrever se torna mais sólido, mais firme, é por isso que dedico meus fins de semanas e horas vagas relatando as minhas experiências, emoções e, até mesmo, revoltas. Enfim, compartilhando o melhor de mim com vocês, o meu mundo interior!

Ah, Dica: Clique em 'Postagens Antigas' no fim dessa página, para que abram os demais posts!!!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A seguir, o "Artigo de Opinião" que escrevi em Agosto do ano passado para participar da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o futuro" - Edição 2010 que levou-me juntamente com a minha professora de Língua Portuguesa, Izabel Cristina, a sermos semifinalistas pelo Estado de Minas Gerais nesta, participamos de oficinas em São Paulo, junto a pessoas de todos os lugares do Brasil, experiência única e inesquecível.

APAE de Espinosa: Símbolo da “Exclusão Social”?


Recentemente, li uma reportagem acerca da homologação do parecer: o CNE/CEB (Conselho Nacional de Educação / Câmara de Ensino Básico) nº 13/2009, assinado pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, o que gerou equívocos sobre a extinção das escolas especiais, que propiciou vários conflitos entre as APAES (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e o Governo Federal.
Ao fazer análise da polêmica, busquei informações na APAE de Espinosa, cidade onde resido, situada nos sertões do extremo norte de Minas. A Instituição nesse município foi fundada no dia 03/07/1999, por aspiração e necessidade da senhora Leanna Maria Antunes Caldeira Sepúlveda, na gestão do Prefeito Florindo Silveira Filho. Cumpre notar que a mencionada associação beneficente corre o risco de ser extinta da cidade, não obstante ter sido resultado de vitórias, diante de muitos obstáculos enfrentados pela fundadora e por familiares espinosenses das crianças que necessitam de atendimento especializado. Atualmente, a escola apaeana local conta com 116 alunos, número razoável por se tratar de município de pequeno porte com aproximadamente 33.000 habitantes, de acordo com o último Censo.
O preceito normativo em estudo objetiva transferir as crianças para escolas regulares. Segundo Vilma Alves, atual diretora da APAE deste Município, “As escolas de Espinosa não estão adaptadas para receber a clientela, visto que os nossos alunos devem ser atendidos de acordo com suas necessidades específicas, com os acompanhamentos clínicos e pedagógicos, que por sinal nenhuma escola desta cidade oferece”.Em contraposição com a diretora, uma moradora da cidade afirma, “A APAE Espinosense é a mais pura manifestação da exclusão social, pois impede as crianças de manterem contato com outras pessoas”. Posiciono-me contra toda e qualquer afirmação fundamentada nesse último pressuposto, porque em visita à associação local, pude presenciar que não há exclusão das “questões sociais”, todavia eles são socializados  para vivenciá-las.
A exemplo disso, destaco as importantes ações dos comerciantes do lugar em que vivo, em relação às crianças com deficiência, uma vez que a família apaeana encaminha alguns jovens da escola excepcional ao mercado de trabalho e esses proprietários os recebem em seus estabelecimentos, oferecendo-os total. Entretanto, ainda é visível o preconceito e a discriminação nas ruas da cidade: pessoas que se dizem “cidadãs espinosenses”, inclusive estudantes, estereotiparem a APAE, como “local para loucos”. 
Do ponto de vista nacional, de acordo com o resultado do Censo Escolar de 2009, dos 639.718 alunos da educação especial, apenas 252.687 estão matriculados em estabelecimentos especializados. Para alguns, esse dado significa que a política de inclusão de alunos portadores de deficiência no ensino regular vem evidenciando resultados positivos. Porém, assim com eu, grande parte da população espinosense se demonstra desfavorável e descontente com a transferência destes para escolas regulares, pois sabemos que nestes não há profissionais preparados e nem acessibilidade aos alunos portadores de necessidades especiais.
Particularmente, no lugar onde moro as conseqüências de uma eventual extinção do órgão assistencial será desastroso, porquanto a região já padece com os males da seca e da pobreza.
A APAE de Espinosa, criada no Artigo 169 da Lei Orgânica Municipal, já manifestou sua revolta e indignação por meio de abaixo-assinados. Portanto, faz-se necessário que a Administração e a coordenação em exercício, façam maiores gestões contra o documento. Além disso, é preciso que façamos uma revisão de valores e sensibilização em favor dos Direitos Humanos das crianças com deficiência, afinal a dignidade da pessoa humana, nessas incluídas as especiais, é um dos pilares fundamentais da Constituição Brasileira.
Como diria Martin Luther King, “O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”. Penso que não podemos nos silenciar perante tal situação, mas assumir nossas posições em prol da cidadania. Enfim, a APAE é uma prova verídica e ilustrativa do quanto Espinosa vêm desenvolvendo-se nas últimas décadas.

Eu e a minha professora, Izabel Cristina, que me orientou durante
a escrita do texto. Medalha de Bronze!

9 comentários:

  1. Eduardo, obrigada pela medalha de bronze.
    Você me levou até lá.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Ora, Cristina, não seja discreta.. rs...
    Se você não estivesse trabalhado o gênero e inscrito a nossa Escola nada disso teria acontecido! Foi devido ao seu esforço, a partir daí conseguimos juntos! Como disse o rondoniense Leopoldo, um dos 125 seminalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa - 2010, um bronze que vale ouro!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei maravilhada com a tua produção textual. Você vai longe.

    ResponderExcluir
  4. Joelma, fico grato por ter visitado o meu blog e mais ainda por ter lido o meu texto. Agradeço muito, se Deus quiser irei sim, pois almejo muito conseguir aquilo que um dia sonhei para mim!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, como estou encantada com tantas idéias!!!! E o que admiro ainda mais, é uma pessoa tão jovem como você preocupar com os problemas sociais, dessa forma não tem como não lembrar das palavras de Rubem Alves que diz "A maioria dos problemas da sociedade se resolveria se os indivíduos tivessem aprendido a pensar." Que esse aprender a pensar contagie a todos os humanos... Parabéns!!! Que Deus ti ilumine, principalmente na escolha da sua profissão... Abçs

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Eduardo Vinícius
    É sempre muito bom saber que meus caros conterrâneos estão ocupando espaço mundo afora, o que antes era incomum em nossa honrosa cidade.
    Fico feliz em ver como isso cresce o universo intelectual da nossa cidade e incentiva a abertura de novas mentes ao mundo intelectual.
    Leandro Lima

    ResponderExcluir