Welcome

"Eu costumo dizer que o maior prêmio de um escritor é um bom leitor. É para o leitor que um autor escreve. Um leitor que entende, qualquer que seja sua idade, é um presente. Para mim, o importante é que meu leitor se aproxime do que escrevo". Ana Maria Machado
É por vocês, leitores, que meu desejo de escrever se torna mais sólido, mais firme, é por isso que dedico meus fins de semanas e horas vagas relatando as minhas experiências, emoções e, até mesmo, revoltas. Enfim, compartilhando o melhor de mim com vocês, o meu mundo interior!

Ah, Dica: Clique em 'Postagens Antigas' no fim dessa página, para que abram os demais posts!!!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O efêmero da vida...


             É tão difícil pensar no que ficou para trás, porque são nesses momentos de reflexão acerca do passado que nos bate uma saudade das pessoas que perdemos, daquelas ações que nos deixávamos mais felizes e nos davam uma imensa vontade de aproveitar cada minuto da vida. As vezes nos perguntamos como algo tão simples e ao mesmo tempo tão impulsivo faziam as nossas horas vagas tão especiais e inesquecíveis, como por exemplo: escutar músicas antigas, ver fotos dos nosso familiares (muitas preto e branco ainda), assistir desenhos animados, programa do Chaves, TV Colosso, dos fins das tardes, brincar na rua com os amigos (muitos perdem o contato), jogar Super Nintendo, tempos de colegial...

           Há ocasiões em que sentimos a falta das noites em que sentíamos um medo alucinante e nos dirigíamos aos quartos dos adultos da casa, em busca de proteção. Particularmente, eu sinto que já estou velho quando recordo essas cenas, algo que não faz muito tempo, todavia a sensação é que foi há umas cinco vidas. A Nostalgia é justamente isso, contrário da saudade, ela aumenta quando entra em contato com o que está causando-a.
           Vivemos em um dualismo, entre a insegurança e a certeza, estamos muito vulneráveis ao erro, tomamos decisões com receio e isso gera um medo real e, nesse momento, bate uma saudade do medo irreal, é, isso mesmo, medo irreal, muitos acham bobeira, porém ele existe e é característico da criança numa situação aqui já descrita, em que acordamos de madrugada e vamos para cama dos adultos, é um medo que não faz sentido, entretanto gera saudade quando nos deparamos com a época que estamos vivendo, em que a violência, catástrofes ambientais, corrupção, nepotismo, entre outros, é que se tornou o medo da sociedade.
          Há na vida situações em que com o tempo percebemos que tudo é oportunidade única, pois mesmo que tenhamos a chance de reviver toda aquela experiência, nunca é igual. As sensações, os sentimentos, as pessoas mudam, o que seria eterno, já não é mais!
          E desde os tempo mais remotos que tudo é considerado instável... Para Gregório de Matos - Poeta Barroco -  tudo era dúvida e incerteza. Eis um trecho de um de seus poemas que ele retrata justamente isso:
Porém, se acaba o Sol, por que nascia? / Se tão formosa a Luz é, por que não dura? / Como a beleza assim se transfigura? / Como o gosto da pena assim se fia?"...
          Portanto, todos nós sabemos que foram apenas momentos, mas parece que já foi uma eternidade, na qual lembramos de tudo e ao mesmo tempo não nos lembramos de nada, é tudo tão empolgante e que faz falta sim, pois não voltam e a cada dia que se passa esse tempo torna-se mais distante...

5 comentários:

  1. Quem inventou a saudade hein, meu caro?! Saudade que deveras sente... Quem inventou?... E ainda mais... colocou-a no peito. Mas só se tem saudade do que é bom. E mesmo ainda que venhas a chorar de saudade, seria muito melhor que chorar de tristeza.

    ResponderExcluir
  2. É que chorar de tristeza nada vale, senão as lágrimas que escorrem sem destino a um vazio que termina nos lábios. Aqueles lábios que deveriam estar sorrindo, ou beijando aqueles que sentimos falta, sem deixar o peito amargar de saudade de quem ainda podemos tocar.

    ResponderExcluir
  3. Eduardo e Amanda!
    Acho que a saudade não foi inventada pelo homem, porque o homem ainda não tem essa capacidade, ele apenas modela aquilo que o nosso Criador criou e sem dúvidas a "Saudade" foi iventada por Ele. Aquele que tudo Pode. Obrigado por está lendo as minhas postagens, fico feliz e agradecido por isso!

    ResponderExcluir
  4. VI, VIR E LIR TUDO AMEI ESTOU APAIXONADA POR CADA PALAVRA SUA! MUITO LINDO! BJS ATÉ AMIRE..DAKI PRA FRENTE SEREI UMA SEGUIDORA!

    ResponderExcluir
  5. Celeste,
    Agradeço-a por está seguindo o meu blog, fiquei feliz!
    Tento usar as palavras mais simples e agradá-la é um honra!
    Beijos!

    ResponderExcluir