Welcome

"Eu costumo dizer que o maior prêmio de um escritor é um bom leitor. É para o leitor que um autor escreve. Um leitor que entende, qualquer que seja sua idade, é um presente. Para mim, o importante é que meu leitor se aproxime do que escrevo". Ana Maria Machado
É por vocês, leitores, que meu desejo de escrever se torna mais sólido, mais firme, é por isso que dedico meus fins de semanas e horas vagas relatando as minhas experiências, emoções e, até mesmo, revoltas. Enfim, compartilhando o melhor de mim com vocês, o meu mundo interior!

Ah, Dica: Clique em 'Postagens Antigas' no fim dessa página, para que abram os demais posts!!!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Exposição de um trabalho sobre o Estilo de Época: Romantismo, realizado pelos alunos Eduardo, Camila, SIlvio, Gildete, Stanley e Deibyane, sob orientação da professora Izabel Cristina.

Os saudosistas poetas do Ultra-Romantismo...

         Em meados do século XIX, introduziu-se no Brasil um movimento literário diferente daquele que até então conceituava o estilo dos poetas brasileiros daquela época, o Arcadismo. O período que estou falando veio a ser denominado Romantismo e já era característico de Portugal.
        Os poetas dessa fase tem uma visão global centrada em cada indivíduo. 
        O Romantismo pode ser dividido em 03 fases:
  • 1ª fase: Nacionalista - Principais autores: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães.
  • 2ª fase: Ultra-Romantismo - Principais autores: Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu.
  • 3ª fase: Condoreirismo - Principais autores: Castro Alves e Sousândrade.
       Bom, mas não vou entrar em detalhes com todas as gerações, apenas a 2ª que foi o tema do nosso trabalho.
       
       O Ultra-romantismo foi caracterizada por autores totalmente desinteressados da vida político-social da época. Eram homens que viviam de amores impossíveis, o que gerava tédio e uma espera pela morte fora do comum. A maioria deles morreram cedo. Seu grande inspirador foi um português, o Lord Byron, exemplo de homem boêmio e amante da vida noturna.
      Os principais temas abordados nessa geração são: Egocentrismo, sentimentalismo exagerado, morte, tristeza, melancolia, solidão, satanismo, atração pelo macabro, subjetivismo e idealização da mulher amada.
     
     E para representar tudo isso de forma dinâmica, não tínhamos outra opção a não ser produzir um vídeo, tendo como cenário o cemitério, é isso mesmo, um cemitério... No início tivemos alguns temores e, há aquelas pessoas desentendidas da literatura  que não compreenderam o motivo e chegaram a dizer que o nosso objetivo ao ir lá por algumas horas era realizar alguma prática ligada a feitiçaria, todavia sabe-se que não foi, todos os integrantes do grupo são religosos e sabem que fazer uma filmagem lá dentro não ia interferir e nem atrapalhar nada, visto que é uma ambiente comum, isso ao meu ver. Como todo trabalho requer coerência ao tema, lá seria o lugar ideal, visto que os poetas iam aos cemitérios como forma de aliviar o sofrimento e a Saudade da mulher amada, mesmo após a morte. E além do mais, é um lugar como todos os outros, "a morte é algo que todos nós vamos passar um dia," era isso que dizíamos a quem nos perguntávamos o que fomos fazer lá com roupas escuras.
    No dia da apresentação ocorreu tudo tranquilo, explicamos o tema e apresentamos o nosso vídeo já editado com as poesias recitadas perto dos túmulos para representar como eram escritas essas poesias que são lidas por muitas pessoas, tais como "Pálida a luz" e a "Lira dos 20 anos" do Álvares de Azevedo. Causou um impacto na turma e também na Professora, que manifestou satisfação em relação ano nosso trabalho, o que veio a ser confirmado pela nota.



Foram poetas Nostálgicos e importantíssimos na história da Literatura.


2 comentários:

  1. Oi Turminha!!!

    Esse trabalho ficou na história de todas as apresentações,em especial pela criatividade.
    Parabéns, vocês brilharam.

    Abraços,
    Profª Izabel Cristina

    17 de janeiro de 2011 16:23

    ResponderExcluir
  2. Cristina,

    Em nome de todos os integrantes do grupo, quero agradecê-la mais uma vez por toda a tolerância e compreensão que você tem com a nossa Turma. Sempre esforçada e dedicada, trabalha de forma dinâmica e acreditou que seríamos capazes de realizar esse trabalho sem dificuldades e ainda conseguiríamos surpreender a todos. Eu gosto muito desse tipo de trabalho, pois envolve toda uma pesquisa e a parte dinâmica que é a apresentação, envolvendo a comunicação que tanto gosto!

    Obrigado!

    ResponderExcluir