Welcome

"Eu costumo dizer que o maior prêmio de um escritor é um bom leitor. É para o leitor que um autor escreve. Um leitor que entende, qualquer que seja sua idade, é um presente. Para mim, o importante é que meu leitor se aproxime do que escrevo". Ana Maria Machado
É por vocês, leitores, que meu desejo de escrever se torna mais sólido, mais firme, é por isso que dedico meus fins de semanas e horas vagas relatando as minhas experiências, emoções e, até mesmo, revoltas. Enfim, compartilhando o melhor de mim com vocês, o meu mundo interior!

Ah, Dica: Clique em 'Postagens Antigas' no fim dessa página, para que abram os demais posts!!!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Literatura, a Arte da palavra! Segue abaixo recordações notálgicas de versos inesquecíveis...


Infância, Carlos Drummond de Andrade

Enquanto muitos não esquecem do primeiro dia de aula, dos primeiros amigos, do primeiro namoro, alguns até das primeiras palavras....

         Comigo não é diferente, porém de algo distinto, algo que não me falha na memória nunca, a minha primeira poesia lida e recitada, que foi um poema que marcou a minha vida, porquanto foi os primeiros versos que decorei para uma apresentação na Escola, ainda criança. Recordo que eu era aluno da 2ª série e estudava muito, as vezes deixaxa de assitir os desenhos animados, que passavam na TV de manhã, o que é comum a todos dessa idade, para poder estudar para as simples provinhas que fazíamos a tarde. Era pequeno, tinha meus 7 ou 8 anos e já era muito focado nos estudos, pois desde que ganhei uma medalhinha de ouro na 1ª série por ter feito a melhor produção textual da Escola me sentia entusiasmado e uma vontade imensa de estudar e ser o 1º aluno da classe. Fico emocionado ao lembrar que desde pequenininho já tinha o desejo de participar de tudo que aparecia, adorava escrever e no ano de 2002 quando li meu primeiro livro, "Pluft, o fantasminha", não parei mais, sentia uma grande atração por livros. 
       Quando li o livro "A casa da madrinha", ainda tenho na memória nitidamente que levantei as cinco da manhã para terminá-lo, para logo cedo poder pegar outro, "O mágico de Oz"... e foi assim que alimentei esse "vício" de ler cada dia mais...
       Na Escola eu era muito comunicativo, todas as minhas descobertas dentro do mundo da imaginação eram expostas para meus colegas... A tia, como assim chamava a professora Adorani, sempre abria espaço para eu ter a chance de contar as minhas experiências. 
      Como todo Colégio comemora as datas cívicas ou outros eventos, no que estudava não era diferente e nesses meses se aproximava a festa de Halloween, como regra da escola toda sala tinha que um aluno para fazer alguma apresentação, que seja dança, teatro, recital ou qualquer outra forma dinâmica. Logo, não deu outra, a minha professora me escolheu para representar o grande e ilustríssimo, Carlos Drummond de Andrade. Ainda não sabia nada sobre ele, mas fique contente e muito animado, recebi a poesia "Infância", escolhida pela coordenação pedagógica por ser ideal a minha faixa etária. 
      Cheguei em casa eufórico aquele dia, contei a minha irmã e fui para o quarto, onde fiquei horas e horas lendo e relendo os versos magnifícos dele, não tive dificuldades, no primeiro ensaio já não havia erros. A pedagoga responsável pela turma,  falou comigo que ela apostava que eu seria a estrela da noite. 
      No dia do evento, fui com minha irmã e meu cunhado, vestido de terno e com um óculos,  característico do autor. Eu tremia muito, vendo toda aquelas pessoas que me assistiriam, os representantes do poder político da cidade e os pais dos alunos faziam-se presentes, somente um ou dois colegas meus estavam lá. Eu iria apresentar sozinho, dramatizando o poeta escrevendo a poesia e, ao redigir as linhas e entrelinhas do poema, com total emotividade , eu  o declamaria. 
      De repente, quando já estava atrás do palco ouvi a apresentadora do evento, a minha ex-professora Eugênia, anunciando o meu nome, não me recordo ao certo se ela fez algum comentário, afinal já se passaram 09 anos. Bom, firme subi as escadas, peguei o microfone, me posicionei e senti uma grande alegria e orgulho de mim mesmo. Recitei, foram poucos minutos, mas o suficiente para que eu me tornasse fã do Drummond e futuramente um leitor assíduo das suas obras...
     Mas vale ressaltar que a minha preferida é "Infância" e, sem dúvidas não poderia deixar de postá-la aqui... Aí segue o vídeo em que ele a declama . Vale a pena assistir!


3 comentários:

  1. Parabéns Eduardo!!!
    Que blog lindo.Todos nós convivemos com esse sentimento de saudade de alguém ou de alguma coisa.E aí vem a nostalgia...
    Você vai longe, sinto muito orgulho de ser sua professora.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fantástica a sua iniciativa de publicar os seus textos e experiências, Eduardo. Percebi várias coisas comuns a nós. Como você, tb descobri, desde criança, a magia das palavras. Desde então, me sinto encantada, fascinada e atraída por elas. É uma bênção possuirmos a sensibilidade de apreciar e degustar o poder, a beleza, os "arranjos" poéticos e as mais diversas sensações proporcionadas pelas palavras. Também admiro e leio o nosso grande poeta Drummond, é realmente maravilhosa toda a sua criação literária, que nos toca, inspira e emociona.
    Estarei sempre aqui em busca de mais textos...tornar-me-ei leitora assídua de Eduardo Vinícius, rs!!! Você tem potencial e dom para as letras... cultive isso cada vez mais!

    Grande abraço, Jânia

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Cristina e Jânia!!! Nossa, quando vi os comentários quase nem acreditei, duas grandes personalidades da Língua...

    Cristina, é bem o que você disse, é um sentimento comum a todos nós e que por vezes nós o sentimos. Fico feliz por ter agradado-a, visto que criei o blog sob as suas orientações. Agradeço-a por esse privilégio.
    Abraços!

    Jânia, estou super contente por tê-la como seguidora e leitora dos meus textos. É sim, já é uma vitória essa nossa vontade de ler e entender tudo o que a palavra nos quer transmitir. E assim persuadir na fala e na escrita. Sem dúvidas, Drummond é um dos melhores poetas, pois ele usou toda a sua sensibilidade e assim consegue nos comover cada vez mais nos seus poemas. Espero poder está postando textos sempre, porque esse blog está sendo um grande incentivo. E desejo que em cada postagens, consiga agradar a todos!

    ResponderExcluir