Welcome

"Eu costumo dizer que o maior prêmio de um escritor é um bom leitor. É para o leitor que um autor escreve. Um leitor que entende, qualquer que seja sua idade, é um presente. Para mim, o importante é que meu leitor se aproxime do que escrevo". Ana Maria Machado
É por vocês, leitores, que meu desejo de escrever se torna mais sólido, mais firme, é por isso que dedico meus fins de semanas e horas vagas relatando as minhas experiências, emoções e, até mesmo, revoltas. Enfim, compartilhando o melhor de mim com vocês, o meu mundo interior!

Ah, Dica: Clique em 'Postagens Antigas' no fim dessa página, para que abram os demais posts!!!

terça-feira, 3 de maio de 2011

O texto a seguir, escrevi para o blog "Espinosa é boa terra" acerca de uma realidade aqui do município de Espinosa

Espinosenses e animais "domésticos": Compartilhando o mesmo hábitat?

Observação: Gostaria de divulgar aqui o blog  "Espinosa é boa terra"http://espinosa-minasgerais.blogspot.com/. Vale a pena visitar, caros leitores, é um espaço com textos, imagens e relatos acerca da cidade de Espinosa.



        Espinosa poderia ser apenas mais uma cidade do norte de Minas, com situações e cidadãos comuns que dividem o mesmo espaço urbano. Entretanto, essa região vitimada pela seca e que, nos últimos anos, vem ganhando destaque no polo têxtil, tem se deparado com algumas ocasiões que acabam por tirar desse lugar o estereótipo de “município pacato”.

     Hoje, pela manhã, caminhando por algumas ruas desse município, percebi a existência de dezenas de inusitados animais soltos em vários locais da cidade, na maioria das vezes, cachorros.


      É bem verdade que criar um animal com uso responsável requer que eles sejam mantidos no espaço doméstico, para que assim se possa evitar a transmissão de várias doenças, tais como: raiva, leptospirose, leishmaniose, entre outras. Além disso, animais soltos na cidade comprometem o trânsito, com a possibilidade de sofrer um acidente por um automóvel e, não se pode descartar, que os pentelhos ou os mansinhos podem também acidentar pessoas. A exemplo, o acidente que ocorreu recentemente, na Avenida Minas Gerais, com uma criança que vinha da escola e foi perseguida por um cachorro, acarretando na queda daquela. Sabe-se também que os dejetos fecais causam sujeiras nas vias públicas.

        Reza o Artigo 1º da lei estadual nº. 11.531 que, “os possuidores ou proprietários de cães deverão mantê-los em condições adequadas de segurança que impossibilitem a evasão dos animais”. Com isso, fica visível que a irresponsabilidade é mesmo dos donos. Todavia, fundamento-me aqui naquele dito: “É o cão que paga o pato sempre”.

       Na visão da Senhora Maria Santana, moradora do bairro do Cigano há mais de 20 anos e proprietária de 03 cachorros tem-se que: “Criar um animal apenas dentro de casa, é tirar a liberdade do mesmo”. Particularmente, não acredito que seja assim. Contudo, quando o ser humano toma essa atitude, ele contribui para o zelo e organização da imagem social.

      Portanto, seria viável a castração do animal, a fim de evitar a procriação sem controle ou a superpopulação. Para isso, o ideal seria investir na criação de um centro de controle de zoonoses em Espinosa, ou mesmo um canil. Já que nem mesmo o sistema das carrocinhas se implantou aqui ainda, apesar de não ser um meio vantajoso, pois implica, na maioria das vezes, na sacrificação desses. Resta-nos, enquanto isso não ocorre, a formação de uma ONG que cuidaria dos animais e, nossa cidade mostraria que é possível que os animais domésticos e o homem possam viver de forma harmoniosa. Penso que já era hora de discutir essa problemática que abrange saúde, cidadania e segurança."


4 comentários:

  1. ótimo,adorei o texto,parabéns Eduardo!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente,penso que poderia mesmo ser formada uma ONG em Espinosa,para ajudar os animais,pois eles nos são muitos leais na alegria e na tristeza.

    ResponderExcluir
  3. Bacana Cara, parabéns pelo texto..

    ResponderExcluir









  4. Surpresa agradável é ver na Internet coisas tão bonitas de nossa terra. Parabéns a todos vocês que divulgam fatos e coisas positivas de Espinosa; Abraços a todos.Daj

    ResponderExcluir