Welcome

"Eu costumo dizer que o maior prêmio de um escritor é um bom leitor. É para o leitor que um autor escreve. Um leitor que entende, qualquer que seja sua idade, é um presente. Para mim, o importante é que meu leitor se aproxime do que escrevo". Ana Maria Machado
É por vocês, leitores, que meu desejo de escrever se torna mais sólido, mais firme, é por isso que dedico meus fins de semanas e horas vagas relatando as minhas experiências, emoções e, até mesmo, revoltas. Enfim, compartilhando o melhor de mim com vocês, o meu mundo interior!

Ah, Dica: Clique em 'Postagens Antigas' no fim dessa página, para que abram os demais posts!!!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Reflexão... Esse texto, escrevi como forma de expor todo o meu desejo de MUDAR O MUNDO! Assistam o vídeo e leiam o texto. Faço aqui um apelo por parte de cada visitante que se sensibilizem e entrem nessa causa também.

           Será que estamos mesmo evoluindo?



                       Relacionar-se bem do ponto de vista social em um país que se encontra em total desordem é tão importante como fabricar uma peça e apresentá-la ao mercado, isso é fato. 
                É impactante quando se vê pela Televisão, pela janela do ônibus em cidades grandes ou até mesmo na porta da sua casa, crianças que pedem dinheiro para comprarem o básico para a alimentação. É triste também quando se percebe o desperdício de alimentos em estabelecimentos como restaurantes, hotéis, lanchonetes.
                  Tantas pessoas que gastam absurdos em bobeiras, ao invés de ajudarem essas pobres crianças necessitadas. Elas precisam de uma vida digna, mesmo sem saber como é ser criança realmente, muitos ainda não conhecem um brinquedo e nem um lar. 
               Há aqueles que se conceituam "cidadãos", entretanto se mostram indiferentes as problemáticas desses pobres humanos. Isso mesmo, pobres humanos, mas que continuam sendo como todos nós, com direito de ir e vir, de sorrir, de aprender, de ensinar, de viver bem, de acordo garante-nos a Constituição de 1988, pois o vigésimo quinto Artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos reza justamente isso. 
            Agora, nos perguntamos, a sociedade evolui? Nas últimas décadas, temos mais tecnologia, temos armas mais potentes, temos mais tragédias, temos mais ganância e incredulidade, além disso somos ricos em desigualdades sociais. Logo, evoluímos muito. E a educação, a pobreza, drogas, violência só decresce. Pois bem, no momento que afirmo "evoluímos muito" é mais que um ironia, porque isso não é evolução, é o meio que o homem arrumou para adaptar-se ao mundo. Assim como um camaleão,  o ser humano também busca uma forma de se tornar apto ao ambiente. O comportamento humano é cada vez mais influenciado pelo sistema capitalista, tudo isso resultado da separação política do mundo e das divergências entre países.
              Enfim, é preciso a elaboração de projetos sociais e culturais, com razoabilidade ética e compromisso social, isso por parte do Governo Federal. Já nós, as ações a serem tomadas, é passar os nossos conhecimentos adiante e fazer a exclusão social se tornar inclusão social e nos sensibilizar e lutar por uma distribuição de renda mais justa, é somente o que nos resta!

7 comentários:

  1. Nossa é realmente uma grande reflexão que nos fica,se eu podesse mudaria essa triste realidade,mais infelizmente é isso que vemos todos os dias,reata-nos acreditar e fazer nossa parte de verdadeiros cidadãos,isso realmente não é desenvolvimento e muito menos evolução!

    ResponderExcluir
  2. O grande problema é a desigualdade social. Enquanto, em muitos países, alimentos se perdem, em outros,como Eduardo abordou no texto, pessoas passam fome. Deveríamos encontrar maneiras de distribuir melhor a renda, mas o pior é que, aqui entraríamos em outra questão polêmica: quando tentaram fazer isso, chamaram de "Comunismo" e não deu muito certo. É!!! Devemos encontrar uma saída, mas qual seria?
    (Muito bom texto, Eduardo. Parabéns!)

    ResponderExcluir
  3. Sim, sim, Angela! E, acima de tudo, a má distribuição de renda, acredito que a solução mais viável para isso tudo seja maiores investimentos em setores educacionais, não só no Brasil, mas em todo o mundo!
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. Bravo!
    Bastante realista o seu texto, Eduardo. De uma realidade triste que nos comove. Suas palavras(nos outros textos tb) nos instiga à reflexão e revela seu senso crítico ao debater temas tão importantes.
    abços, Jânia

    ResponderExcluir
  5. Exelente texto!
    Vale a pena advertir que enquanto o ser humano não abandonar todo o egoísmo, preconceito e ganância, é impossível fazer do mundo uma nação evoluída.

    ResponderExcluir